segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

AFEIÇÕES E AMORES…


Na vida de todos Nós as afetividades e amores, fazem parte fundamental da nossa razão de existir. Eu nunca o esqueço e deixo-me conduzir calma ou vigorosamente conforme as circunstâncias o exigem. Ser humano que viva sem estas premissas não pode ser feliz. Impossível!

Nas nossas atividades profissionais ou de simples contacto social, essa matriz é a base que sustenta o êxito ou sucesso perante os desafios com que nos deparamos. Ao realizarmos uma atividade que tenha importância para nós e para os outros o sentido, de, ou resultado final enche-nos de satisfação, fazemos parte da equipa, sem sermos insubstituíveis, somos parte do conjunto, entendem, caros amigos (as)?
Incomoda-me o abandono daqueles que por vicissitudes próprias ou consequência do declínio da saúde, física ou mental, são deixados para trás porque perderam a pedalada e não paramos para os ajudar a recuperar para junto do pelotão da frente. É intolerável que se abandonem pessoas nos hospitais, em especial as mais idosas, como ainda há dias vi em mais uma reportagem da TV e consigam ficar indiferentes à sua desdita. Percebem porque eu digo que viver sem afetos é o mesmo que ser “zombie”? Façamos dos nossos atos por mais simples que sejam, um modo de influenciar outros e nós próprios de um modo positivo. Ajudar a atravessar a rua a uma pessoa com dificuldades de locomoção, é um exemplo. Querem outro? Eu por norma não dou esmola a pedintes, daqueles do gênero com cartazes e com “ajuda” de infelizes crianças para compor o cenário… Mas já não resisto a dar àquele tocador de violino que entra pelo café dentro onde eu (e os outros) estou a ler ou tomar o meu café, e vem tocando uma música qualquer mas com apreciável jeito para a função e eu considero que ele é merecedor de melhor sorte! Querem ainda mais um outro exemplo para finalizar esta crônica já um pouco longa? Eu tive um periquito em casa de nome Pauli, e como é conveniente, dentro dos limites caseiros. De vez em quando eu tirava-o da gaiola e ele esvoaçava alegre e vindo repetidamente ao nosso encontro e pousava sem medo nas nossas mãos deixando-se apanhar sem qualquer receio. Pois não é que eu uma vez sonhei que ele tinha fugido para a rua e eu fui atrás dele em desespero e ele dando uns voos voltou para as minhas mãos e eu senti-me muito bem e aliviado. Isto são afetos… necessários, tão simples como nós pessoas, precisamos!Façam o favor de ser felizes!

domingo, 8 de dezembro de 2019

TEXTOS E REFLEXÕES DE FINAL DO ANO 2019 PARA OS MEUS BLOGUES


Texto 1- PARA ONDE CAMINHAS SÍRIA?
Numa reportagem visionada na TV, sobre a Síria e o testemunho de pessoas e cidadãos sírios, que pela simples razão de denunciarem as violências do regime de Assad, acabaram nas masmorras das polícias que suportam este regime opressor.

Uma das testemunhas que conseguiu sobreviver após meses de maus tratos, torturas físicas e psicológicas, conseguiu sair do país e numa viagem que acabou no Museu do Holocausto, na Alemanha, sobre as memórias da Segunda Guerra mundial e numa troca de experiencias que espera também possam permitir para memória futura da nação síria e que ajude a que nunca mais regimes como o do seu país possam passa incólumes das incríveis narrativas que muitos cidadãos passaram e passam, ao cabo destes anos de guerras com uma intensidade insana de destruição física e psicológica de muitos milhares de cidadãos. Basta apenas ver os níveis de destruição a que se chegou nas cidades e vilas de quase toda a Síria em que para reverter e recuperar esta nação vai levar décadas! E não há por ora a responsabilização dos dirigentes e autoridades…
Dá que pensar!

ONDA TERRORISTA NA EUROPA E Cª…
Eventos como estes a que temos vindo a assistir e constatar dos ditos “Giletes Jaunes” os coletes amarelos em França e outros sem “coletes” mas com mascaras "Halloinescas”, permite-nos ver com evidências incontestáveis que estes movimentos têm uma componente terrorista infiltrada, e que passa completamente ao lado co cerne reivindicativo das manifestações, para roubar, destruir bens de pessoas e empresas que nada têm a ver com estes movimentos extra-reivindicativos . Paris, Hong-Kong, Chile, Bolívia, Brasil e outros, são evidências que qualquer um d nós constata! Vivendo como vivemos num mundo global em termos comunicativos, devemos preocuparmo-nos com estes movimentos de cidadãos, filtrando o que positivo e justo têm, mas não dando cobertura aos marginais oportunistas que sempre vivem da confusão e desgraça alheias…

É ser utópico? Talvez seja mas é assim que eu anseio para o nosso mundo humano e livre deste planeta Terra.
Porque quantos aos outros (planetas) que circulam na órbita do nosso rei Sol podem bem continuar as suas viagens elípticas, que ainda não são causadores do mal terreno…

A INCINERAÇÃO DOS NOSSOS MORTOS…ANO 2019.
A Incineração é a medida mais adequada para os que nos deixam para a eternidade. Resolve todos os problemas em especial daqueles que teimam em querer sinais “físicos” para veneração contínua eterna. Como exemplo tivemos este triste espetáculo de Franco o generalíssimo e a sua exumação saindo do espaço onde teimaram em perpetuá-lo e sendo venerado como se de um Deus se tratasse.
Porque como penso e digo, o nosso verdadeiro Memorial é como a palavra indica, a nossa memória intelectual o nosso histórico comum com quem parte… É um contexto mais rico e humano. O resto são negócios de uns quantos que mantêm esta permuta como quem vende batatas e cebolas… e ideologias insanas!